Quando se trata de transformação digital, não se pode ignorar a IA – Inteligência Artificial. O seu impacto nos negócios é inestimável em um momento em que os consumidores estão exigindo mais das empresas para proporcionar uma experiência perfeita.
A transformação digital tem a ver com a contínua evolução dos modelos de negócios, processos e sistemas habilitados para a tecnologia que conduzem as organizações a novos e sustentáveis níveis de crescimento e foco no cliente.
Já a Inteligência Artificial é um termo amplo que é usado para descrever uma classe de tecnologia de aprendizagem de máquinas.
O que percebemos é que a tecnologia tem evoluído a um ritmo exponencial. Os seus avanços nos fazem questionar se chegaria um dia em que os robôs tomariam conta do mundo. O que precisa ser estabelecido é que a linha entre a inteligência artificial e a inteligência humana não é muito clara.
Na verdade, de acordo com um estudo recente da McKinsey, a IA pode fornecer até US$ 11 trilhões em impacto econômico global até 2030.
Em 2017, a Gartner previu que o valor comercial gerado pela IA excederá 3,5 trilhões de dólares até 2022. No mesmo ano, o Gartner prevê que 75% das empresas terão implantado a IA de alguma forma.
Vejamos que ela está mudando rapidamente a maneira como vivemos nossas vidas - e nem sempre de uma boa maneira. Precisa de uma carona? Pegue seu telefone, abra o aplicativo Uber, e solicite um. Quer saber que filme um amigo quer ver? Envie uma mensagem de texto e pergunte a Siri.
Hoje a IA está até sendo usada para escrever críticas de filmes e músicas, e para escrever histórias de notícias. As pessoas também estão usando-a para fazer seu trabalho. Por exemplo, médicos estão usando aprendizado de máquina para revisar exames e diagnosticar pacientes, robôs estão sendo usados para combater incêndios e desarmar bombas, e motoristas estão usando para navegar em seus veículos inclusive de forma autônoma.
Como a IA continua a se desenvolver, muitos temem que ela acabe substituindo a necessidade de pessoas. Na verdade, o futuro da inteligência artificial tem o objetivo de aumentar a inteligência humana. Ela será usada para tornar os humanos mais inteligentes, e não para substituí-los. Ela não tomará conta do mundo, isto é, com certeza, pois, as máquinas não tem empatia, por exemplo.
Estamos percebendo uma escala na automação de processos de negócios e de TI quanto possível, usando ferramentas como IA, aprendizado de máquina, software orientado a eventos, RPA – Robotic Process Automation, outros tipos de processo de decisão e ferramentas de automação.
Outra pesquisa recente da Mckinsey realizada com empresas de grande porte revela que elas estão encontrando os seus objetivos de automação através de 3 fatores distintos:
- consideram a automação com um item prioritário e estratégico;
- focam tanto na tecnologia, quanto nas pessoas e
- desenvolvem um modelo operacional que permite escalar.
As tecnologias mais consideradas pelos respondentes dessa pesquisa são: RPA – Robotic Process Automation, reconhecimento de imagens, incluindo OCR – Optical Character Recognition, algoritmos de machine learning, Assistentes de voz e Chatbots, NLP – Natural Language Processing e Insigths cognitivos.
No entanto, em um mundo onde a aceleração digital é o nome do jogo, os empresários estão buscando intensivamente excelência operacional. Isso foi ainda mais acelerado pela pandemia do COVID-19, que rapidamente pressionou as organizações a permitirem mais opções remotas com o foco no digital primeiro.
Em uma transformação digital, uma organização usa a tecnologia para mudar fundamentalmente a forma como ela opera. A IA é uma parte fundamental da transformação digital, e permite que as empresas funcionem com mais eficiência.
Então, o que você pensa sobre a IA? Você acha que é o futuro? Ou você tem preocupações? Apenas me informe o que você pensa nos comentários abaixo! E então, eu vou lhe contar um segredo!