“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” Isaac Asimov
Neste artigo é apresentada a importância da Tecnologia da informação para a transformação digital e suas implicações. O foco é no impacto positivo de algumas tecnologias disruptivas para os negócios.
Será feito um resgate histórico do surgimento e crescimento no uso das tecnologias da informação e seu impacto no modelo de negócio das empresas e da competitividade organizacional.
Contexto histórico
O que é a transformação digital e quais são suas implicações? Como as tecnologias digitais estão transformando os negócios? Essas são as principais perguntas que se pretende responder ao longo desse artigo.
Como as companhias podem aproveitar as capacidades das novas tecnologias para criar oportunidades e valor para os seus clientes e repensar suas estratégias?
Observa-se que a tecnologia tem causado grande impacto nos negócios e muitas empresas estão passando por grandes transformações, com ênfase na digitalização dos serviços, produtos e processos.
O processo de digitalização dos negócios iniciou-se, de forma mais intensa, no final da década de 1990, principalmente com a digitalização dos produtos, com o advento dos formatos digitais de músicas e filmes, inicialmente com o CD e o DVD, depois, com o padrão MP3 e MP4 e também com a ampliação da infraestrutura de telecomunicações, com a Internet passando a ter alcance em todo planeta.
As empresas especializadas em desenvolvimento de software foram criadas, despontando gigantes como a Microsoft e também empresas especializadas em soluções empresariais, de banco de dados e sistemas de gestão empresarial ERP – Enterprise Resource Planning, como a Oracle e a SAP.
Todo este movimento foi acompanhado por uma alta onda especulativa, no mercado de ações, inclusive com a criação da NASDAQ – a bolsa eletrônica de New York e que culminou na bolha da internet, ou bolha das empresas pontocom, que atingiu seu auge no início do ano 2000 e também seu declínio ao longo deste ano. Já no início de 2001 várias empresas dessa natureza estavam em processo de venda ou fusão ou simplesmente quebraram ou desapareceram.
Na início do século 21, na primeira década, tivemos o advento das tecnologias WWW – World Wide Web e o e-commerce passou a ser uma estratégia comercial adotada pelas companhias, em especial na indústria de eletrônicos e no varejo.
Muitas companhias passaram então ter presença na Web e utilizar a tecnologia para garantir eficiência e gestão nos seus negócios. Companhias tradicionais passaram a incorporar a tecnologia como parte de sua estratégia empresarial.
A partir de 2010 inicia-se então um processo de aceleração dos movimentos de transformação digital com o amadurecimento e desenvolvimento de tecnologias como IA – Inteligência Artificial, IoT – Internet of Things, ou Internet das Coisas, Big Data e Analytics e também com a expansão dos smartphones e a revolução mobile.
As redes sociais passaram a ter importância fundamental na vida das pessoas e influenciar suas decisões de compras, como também de comportamento. O mundo passa por um processo acelerado de digitalização em escala, com a promessa do uso da robotização e tecnologias autônomas com o aumento no uso de drones e veículos que dispensam o uso de motoristas.
O gráfico a seguir mostra essa evolução da tecnologia no tempo e também a profundidade do impacto econômico causado.
Depara-se, então, nos dias de hoje, com um cenário no qual a tecnologia parece exercer importância fundamental tanto para a sobrevivência de empresas existentes como também para a criação de novos modelos de negócios.
A inovação parece então estar muito associada ao uso intensivo de tecnologias digitais. Vamos entender então que é inovação e quais são os tipos de inovação.
Leia então este próximo artigo: o que é a inovação.